sábado, 26 de novembro de 2011

Quadro de Vitaminas

Quase todos os dias tenho alguns mails de criadores com duvidas sobre que vitaminas dar ,quando dar e que alimentos têm essas vitaminas.Eu sou apenas mais um criador que também tem muitas dúvidas sobre o que dar aos meus canários.
Para não estar a dizer devem dar este ou aquele alimento porque eu também o dou, deixo aqui uma descrição sobre alimento e as vitaminas que neles podemos encontrar. Julgo que assim cada um pode tirar as suas conclusões.
 

Vitamina A
Essencial para o crescimento das aves, actuando sobre a audição, o equilíbrio e visão da ave. Encontra-se nas verduras, na casca de maçã, cenoura, gema de ovo e no óleo de fígado de bacalhau.
Vitamina B
Actua no sistema nervoso, previne doenças do fígado, rins e coração. Encontra-se na levedura de cerveja, trigo, cascas das sementes, verduras, gema de ovo, tomate.
Vitamina B1
Actua no desenvolvimento muscular, sistema nervoso, postura e desenvolvimento do embrião. Encontra-se na maçã e gema de ovo.
Vitamina B2
Actua nos ovos, dando maior fertilidade, crescimento dos filhotes e sistema nervoso. Sua ausência pode causar raquitismo e o peso baixo. Encontra-se no alpiste, gema de ovo, leite, óleo de fígado de bacalhau.
Vitamina B3
Fortifica e mantém a textura da pela. Encontra-se na gema de ovo e nas sementes.
Vitamina B6
Actua sobre o fígado, sistema nervoso, crescimento e a pele. Encontra-se nos cereais e gema de ovo.
Vitamina B12
Necessária ao crescimento e nascimento dos filhotes. Encontra-se nos complexos vitamínicos como: farinha de peixe, complexo B.
Vitamina C
Previne das enfermidades infecciosas no aparelho respiratório. Encontra-se nas frutas frescas e alimentos verdes.
Vitamina D
Actua na boa formação óssea e combate o raquitismo. Encontra-se na natureza através dos raios solares, no óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e verduras.
Vitamina E
Actua na reprodução, ajudando na boa fecundação dos ovos. Encontra-se no óleo de germe de trigo, gema de ovo e verduras.
Cálcio
Um forte componente para a formação e reforço do esqueleto, e do aparelho reprodutor das fêmeas. Encontra-se no osso moído, farinha de ostra e nos ossos de peixe.
Cobalto e Cobre
São minerais que actuam como catalisadores no organismo das aves, devendo serem empregados junto com as vitaminas.
Cloreto de sódio
Possibilita aos glóbulos vermelhos sua função de portadores de oxigénio e permiti a dupla decomposição mediante a qual o organismo separa os sais de potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário