quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Artigo "Local da Criação"

O primeiro passo que deve ser dado quando se pretende criar canários é a escolha de um local adequado. O ambiente que mantemos os canários influencia directamente os resultados reprodutivos. São comuns os casos de pessoas que mantêm seus pássaros em ambientes pequenos, escuros e mal iluminados, sendo que estes factores facilmente determinam um completo fracasso na criação. Ao se iniciar uma criação de canários, o ideal é que se construa um local específico para tal finalidade.

O local de criação deverá ser construído voltado para o nascente, permitindo a entrada dos benéficos raios solares da manhã e evitando o calor da tarde. O cómodo deverá ter uma iluminação adequada, fornecida por grandes janelas situadas estrategicamente. Estas janelas deverão ser revestidas por telas finas, tipo mosquiteiro, que impedirão a entrada de insectos prejudiciais à criação e transmissores de doenças. Pelo mesmo motivo, deve-se vedar bem as frinchas, evitando a entrada de ratos e outros predadores. As paredes e o piso devem ser o mais liso possível, para sua fácil limpeza e assim evitar a acumulação de lixo e a proliferação de microorganismos. Importante ainda lembrar que o local de criação deverá ser bem arejado, a renovação do ar é importantíssima. Em condições normais, os canários não precisam de luz ou calor artificial, mas em alguns casos, talvez se tenha de recorrer a isso.

Alguns criadores utilizam-se termóstatos para regular o calor (regiões muito frias) e ou de luzes (locais escuros), que se acendem e apagam automaticamente em horários pré estabelecidos. A grande maioria das aves pode suportar temperaturas entre os 5º-35º.

Atenção porque não se deve usar a luz artificial em substituição da luz natural a tempo inteiro. A luz artificial deverá ser usada somente para prolongar a duração da luz diurna e não para a substituir. É pelo contacto com a luz solar que a pele sintetiza algumas vitaminas e outras substâncias necessárias ao bom estado da plumagem e do organismo em geral. Em conclusão o local de criação ideal, será um sitio amplo, sossegado, com muita luz solar, sem correntes de ar e onde a temperatura não sofra grandes variações ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário