quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Artigo "Postura"

Logo que a fêmea acaba de construir o ninho, irá colocar o primeiro ovo, isto acontece geralmente nas primeiras horas da manha. É importante que esteja atento à postura deste primeiro ovo, pois irá ter de intervir, pela seguinte razão: os parentes dos canários, que vivem em liberdade apenas começam a chocar depois de a postura estar toda feita. Através da domesticação, os nossos canários perderam este comportamento, e as fêmeas começam logo a chocar depois da primeira postura. Uma vez que vão ser postos quatro a seis ovos no intervalo de um dia, isto significa que as crias também irão nascer uns depois dos outros. Assim, normalmente, o primeiro já tem seis dias de vida quando o sexto acaba de nascer. 


Estes, mais atrasados, têm infelizmente poucas possibilidades de sobrevivência, pois são inferiores aos seus irmãos na luta pelos alimentos. Nesse sentido, tire, todos os dias, um ovo à fêmea, até ter terminado a postura. Só então recolocará todos os ovos de volta. Para que a sua intervenção não atrapalhe todo o processo, substitua os ovos verdadeiros por ovos artificiais. Nas primeiras horas da manhã, a canária realiza a postura e é galada pelo macho, o que assegura a fecundação dos ovos posteriores. Por isso, não é conveniente entrar na sala de criação muito cedo.

Todas as manhãs, os ovos recém postos devem ser retirados e substituídos por ovos de plástico. Os ovos recolhidos devem ser colocados em recipientes com areia, algodão ou semente esférica (sementes pontiagudas como o alpiste podem perfurar a casca). e mantidos em temperatura ambiente. Após a postura do último ovo, que normalmente é de cor mais escura, os ovos devem voltar ao ninho. Esse é considerado o primeiro dia da incubação. Com esse procedimento, os filhotes nascerão no mesmo dia e terão a mesma oportunidade de desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário